Nigripes


Gato Bravo das Patas Negras
Felis Nigripes

Gato Bravo das Patas Negras. Fonte: Wikipedia.
Autor: Pierre de Chabannes para http://www.photozoo.org
Este é um gato do sul de África, e vive no extremo sul de Angola, Namíbia, Botswana e África do Sul.

É uma das mais pequenas espécies de gatos. O comprimento da cabeça e corpo é em média de 40 cm (cerca de dois palmos) e um adulto médio, macho, pesa entre 1,9 Kg e 2,45 Kg. As fêmeas entre 1,3 e 1,6 Kg. Está considerada vulnerável pela considerada vulnerável pela IUNC (International Union for Conservation of Nature).

Estão reconhecidas duas subespécies:
   - Felis Nigripes Nigripes, (Angola, Namíbia, Botswana e África do Sul);
   - Felis Nigripes Thomasi, (Sudeste da África do Sul).

Como sou natural de Angola já andei a esquadrinhar a minha memória mas não me recordo de alguma vez ter visto algum destes gatos. Mas haverá certamente quem conhece e verá este blogue. Se assim for, diga qualquer coisa. A definição do território em Angola envolve parte do rio Cunene e localidades como o Calai e provavelmente Cuito Canavale.

Pelas imagens que encontrei é um animal verdadeiramente espantoso, pelo modo desconcertante como a pelagem é malhada e as pernas envoltas em anéis a negro. E o tamanho! Pequenino e aconchegável, entusiasmou de imediato todos a quem mostrei as fotos.

Por outro lado temos boas notícias: há um grupo de trabalho no terreno, na África do Sul, a fazer investigação e acompanhamento desta espécie, desde 2005 e tem desenvolvido um trabalho extraordinário.
Muito importante também o site desta equipa: http://www.black-footed-cat.wild-cat.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário